Ansiedade: O que Jesus pensa sobre isso?

Vamos refletir sobre a Ansiedade

SABEDORIACRESCIMENTO ESPIRITUAL

MRS. Carvalho

8/12/20255 min read

a woman sitting in front of a laptop computer
a woman sitting in front of a laptop computer

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 pedro 5.7)

Você é uma pessoa Ansiosa? ou tem lidado com grandes desafios que tem te causado muita aflição de espírito? Saiba que você não está sozinho, você e muitos tem lidado com questões desgastantes e desafiadoras, que tem feitos muitos sucumbir e não aguentando a 'guerra diária', ficando tristes, desesperançosas e sem uma perspectiva de melhora. veja o significado de ansiedade:

"A ansiedade é um sentimento natural dos seres humanos que permite antecipar situações de risco e se preparar para os desafios diários. No entanto, quando essa emoção se torna muito intensa, com preocupações desproporcionais aos problemas e de forma contínua, ela se transforma em um transtorno. O transtorno de ansiedade pode interferir no descanso e desencadear sintomas específicos."(Meu Einstein - https://www.einstein.br/n/glossario-de-saude/ansiedade).

Segundo uma estimativa cerca de 9,3% da população brasileira sofra de ansiedade, colocando o Brasil como um dos mais Ansiosos, ou seja, 1 em cada 11 Brasileiros sofra com a Ansiedade, falando em termos técnicos e clínicos; o próprio ritmo do mundo com acesso a muitas informações, e sempre com novas descobertas, tecnologias, e as pessoas correndo de um lado para o outro para sempre estar 'por dentro' da novidade e... nisso vemos uma busca desenfreada, correndo , sem se preocupar com algo muito importante: AS EMOÇÕES!

Estamos aqui para trazer uma reflexão sobre como podemos ter uma qualidade de vida, ao menos tentar, estar bem na emoções, as escrituras diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Provérbios 4.23), quando vemos alguns textos das sagradas escrituras falando do coração, está falando diretamente das emoções, como no texto de 3 João 1.2 que diz: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.(3 João 1.2), a Alma é nossas EMOÇÕES, nosso intelecto, nossa parte falante, que se não tratada teremos prejuízos em nossa vida, pois até nossa tomada decisões fica comprometida quando essa área da nossa vida está dertupada por alguma questão, seja a ansiedade e até outros transtornos.

Refletindo mais sobre esse assunto, vemos nas escrituras auxílio para esse tema, com base no que grandes Homens de fé passaram, vamos aqui alguns exemplos:

  • Jesus: eLe sendo o filho de Deus, que veio em forma humana(Filipenses 2.6-8), passou por muitas coisas, foi tentado em tudo,mas eLe não pecou, foi perfeito(Hebreus4.15b), porém ele teve um momento de grande aflição, na qual ele chegou a ser consolado por um anjo, mas em um dado momento ele estava num estágio de tão grande aflição soou sangue(Lucas 22.39-44); mesmo Jesus sendo quem ele era, passou por algo no âmbito humano, para nos ensinar: Não é errado sentir aflição, angústia, medo, etc, pois isso é natural, e nos lembra ainda mais da nossa humanidade, que somos seres que temos reações e emoções e isso deve ser valorizado e respeitado contudo, o mestre nos ensina um riquissíma lição, de como reagir diante de emoções e reações, principalmente aquelas negativas: Jesus orou e buscou auxílio do Altissímo, para refrigério e alívio em sua alma.

  • Masquil para o cantor-mor, entre os filhos de Corá: Essa canção escrita para ser entoada entre os filhos de Corá, fala do coração do salmista, que estava aflito por estar longe dos tabernáculos do Altissímo, e devido a esse afastamento do tabernáculo(e da presença do Senhor como ele entendia), ocorreu esse abatimento, perda de força e alma pertubada(Emoção e intelecto pertubados, traduzindo do hebraico original), mas ele sabia como ninguém que isso ia se resolver quando ele buscasse ao Senhor; no versiculo 6 ele declara que mesmo ele se abatendo e ficando e pertubado, ele fala: "...portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte." (Salmos 42.6), logo ele se lembrou do Senhor onde estava, e isso foi a canção dele de noite, e misericórdia durante o dia(v.8). Sendo assim o salmista também deixou benefício de ter uma vida comunhão com o criador, para o bem de sua saúde mental e equilíbrio em sua vida.

  • Josafá, Rei de Judá: Josafá, foi rei de Judá após as divisões das tribos que ocorreu por volta de 930 a 931 a. C. após a morte de Salomão, mas Josafá seguiu os caminhos de Davi, foi temente a Deus, mas encarou uma grande adversidade: Amom e moabe tinham se levantado contra ele e seu reinado. Josafá sabia que Deus lutava por ele mas, nesse momento ele temeu(2 Crônicas 20.3a), mas deixou o exemplo e o legado: ele Pôs a buscar ao Senhor apreegou um jejum com todo o Povo(2 Crônicas 20.3b), e Deus entrou com grande livramento, escape e vitória para o todo o judá. Isso só mostra que nos momentos de Crise devemos ter essa sabedoria para adminstrar nossas emoções e nosso intelecto, pois muitos ao nosso redor depende de nossa sobriedade para as tomadas de decisões.

  • Apóstolo Paulo: O Apóstolo Paulo era o famoso Colérico, ou seja, uma pessoa de opinião forte, uma pessoa que era um líder nato, pregava o evangelho com quantidade e qualidade, não esmorecia em nada, sempre avançando em frente para o prêmio da soberana vocação(Filipenses 3.14), passava por aflições, perseguições, prisões, mas nada parava esse Homem destemido, mas em um dado momento, ele teve visões celestiais de coisas, que a mente humana não conseguiria descrever em palavras(2 Coríntios 12.4), No entanto, diante das grandezas que Deus estava revelando ao apóstolo, vinha um mensageiro de Satanás o esbofetear(2 Coríntios 12.7), ele foi afligido e orou sobre isso(2 Coríntios 12.8), Mas Jesus o respondeu: "...A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..."(2 Coríntios 12:9). Não entrarei em debate o que seria o espinho na carne, mas vamos refletir: E se esse espinho na carne fosse uma aflição no espírito? ou setas que o adversário lançava em sua mente, o acusando do seu passado? não sabemos o que tanto afligia o apóstolo, mas Jesus o convidou a se sentar na mesa da Graça deLe, e se banquetear para revigorar as forças em seu espírito.

Viu só? Grandes Homens na bíblia passaram por situações que mexeram em sua alma, desestabilizando-os por um momento, mas Deus foi a força, o refrigério, e alívio para suas almas cansadas e ansiosas por respostas.

Através dos grandes exemplos falados aqui nesse post, é para dizer o seguinte:

Você pode estar tendo corriqueiramente crises de ansiedade, ou coisas piores, procure ajuda de especialista na área psíquica, faça terapia, faça exercício físico, algum curso voltado a coisas manuais como artesanato, gastronomia, hobbies como fazer uma trilha, viajar com o a família,etc., e alinhe tudo isso a sua espitualidade, tendo a prática da leitura bíblica, idas ao culto em sua igreja, pedindo ajuda de sua liderança local da igreja em oração, e a prática da oração para ter uma comunhão plena alinhada a vontade e propósito de Deus em sua vida, buscar ao Altissímo vai te ajudar a vencer essas ansiedades.

Jesus nos convida no dia de Hoje a sentarmos na mesa da Graça deLe, tomarmos um café com eLe, e contar tudo o que está acontecendo na bagunça da nossa mente, e Jesus responde a bagunça e caos da nossa vida com uma Palavra: Graça!

Se Jesus depois desse café fosse nos responder em poucas palavras o que fazer ele diria: Lancem Sobre mim a sua ansiedade, esse peso não precisa carregar, eu carrego, eu cuido de você(1 Pedro 5.7)

Jesus cuida de você, lembre-se Disso!

Em Cristo com Amor,

Alice S.Pacheco