O Coração da Sabedoria: Além do Conhecimento Humano
Uma reflexão sobre como a degradação intelectual e moral da sociedade pós-moderna exige um retorno à fonte da sabedoria: Deus.
SABEDORIA
MRS. Carvalho
11/1/20253 min read


"A sabedoria é a bússola pela qual o homem deve navegar através do deserto sem trilhas da vida. Sem sabedoria, o homem é como o potro de um jumento selvagem; ele corre de um lado para o outro, desperdiçando forças que poderiam ser empregadas com proveito." (Charles H. Spurgeon).
Hoje em dia, com a era da informação, tem-se acesso a muita informação, como notícias, YouTube, redes sociais, Google e demais fontes de informação para diversos setores. Mas o acesso a tal não significa maior aproveitamento dessas fontes, mais inteligência, sabedoria ou que todos chegaram a um nível único do saber. Pelo contrário, a cada dia que passa vemos a degradação intelectual, moral e espiritual da sociedade, que se continuar assim, teremos um colapso nessa sociedade pós-moderna.
A Bíblia em vários livros deixa conselhos sobre ter essa sabedoria, e não qualquer sabedoria, mas a sabedoria do alto:
"Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." (Tiago 3:17).
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5)
"Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento." (Provérbios 2:6).
É fato que hoje as pessoas podem falar que têm conhecimento, até pela facilidade do acesso a ele, mas poucos têm o que chamamos de sabedoria, pois a inteligência e o conhecimento podemos adquirir com muito esforço e dedicação. Já a sabedoria é algo que adquirimos no ordinário, nas adversidades, ou seja, adquirimos na prática o que antes só víamos na teoria.
Temos que entender que com Sabedoria podemos levantar uma casa forte, podemos criar os alicerces onde tudo será construído (isso em qualquer área), mas isso atrelado à inteligência e estratégia fazemos com que qualquer projeto permaneça e cresça (Provérbios 24:3). Nesse mesmo texto de Provérbios 24 chega a dizer:
"Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis. Um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força. Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros. É demasiadamente alta para o tolo toda a sabedoria; na porta não abrirá a boca." (Provérbios 24:3-7).
Você vê? A Bíblia chega a chamar a pessoa de forte pelo fato de ter a sabedoria, mas deixa um segredo: A Sabedoria atrelada ao conhecimento! Sendo assim, temos que ser pessoas de muito conhecimento, mas com sabedoria, usada para o propósito que o Eterno designou para nós nesse mundo, pois nada adianta crescer em conhecimento e sabedoria se não usarmos para os fins certos, seja em setores da nossa vida ou usando para a glória de Deus, pois em Tiago deixa bem claro que "...a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." (Tiago 3:17), logo não é uma sabedoria vazia, infértil e sem propósito, e sim, uma sabedoria em um alto padrão, em um nível refinado, que não conseguimos com meros livros de grandes pensadores, mas uma sabedoria que adquirimos pelo dono da mesma, o Altíssimo:
"O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo; quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra, então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo, folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens." (Provérbios 8:22-31).
Então, temos que saciar na própria fonte da sabedoria que é o Altíssimo, lendo bons livros, lendo a bíblia e mantendo-se em conexão com o Eterno, que antes de tudo, a sabedoria já estava presente (O próprio Jesus, o Verbo vivo nessa passagem), e que dessa fonte jamais teremos falta de algo, pois essa fonte é infinita e ilimitada e quem a encontrar, jamais sentirá falta de nada, a nossa bússola em meio ao deserto de adversidades e incertezas, busque-a.
