Qual têm sido a nossa Esperança?

Onde você tem colocado sua Esperança?

SABEDORIA

Mrs. Carvalho

11/3/20254 min leer

white concrete building
white concrete building

"A esperança cristã não é um desejo incerto, mas uma expectativa certa e inabalável, baseada na promessa de Deus." (Charles H. Spurgeon).

A esperança, segundo o dicionário, significa: "sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé".

Em termos formais, a esperança é definida como:

  • Substantivo feminino que indica o ato de esperar algo, geralmente algo bom ou desejado, com a crença de que irá acontecer.

  • Sentimento de quem deposita expectativa ou aguarda com confiança um acontecimento futuro.

  • É frequentemente associada à expectativa, possibilidade e probabilidade de eventos futuros positivos.

Já na teologia, temos bastantes estudos, levando em conta que a Esperança é uma das três Virtudes Teologais que não se separam (O Amor e a Fé), mas todos entram nesse consenso:

A esperança é a expectativa confiante da vida eterna em Cristo, um dom que não se baseia em dúvida, mas na certeza das promessas de Deus, como a ressurreição. Ela é inseparável da fé e do Amor, oferecendo alegria e perseverança diante das tribulações.

Características da esperança bíblica

  • Certeza e confiança: Não é uma simples expectativa, mas uma confiança firme na realização futura das promessas divinas, como a vida eterna.

  • Foco em Cristo: A esperança é fundamentada em Jesus Cristo e na promessa de sua volta, que trará a ressurreição e a vida eterna aos crentes.

  • Conexão com outras virtudes: A esperança é um dom do Espírito Santo que motiva e fortalece outras virtudes como a fé e o amor.

  • Fonte de resiliência: Permite aos crentes perseverar diante das dificuldades, pois a esperança na glória de Deus é a base para enfrentar as tribulações.

  • Base nas Escrituras: A esperança é fortalecida pela leitura das Escrituras, que trazem consolação e a certeza das promessas de Deus.

Nesses últimos anos temos presenciado um mundo bem caótico, com cenários de guerras, pandemia, instabilidade econômica, tecnológica, crise de poderes (não só no Brasil), pessoas angustiadas que acabam sucumbindo à ansiedade, depressão, estresse, medo, pânico e até outros problemas acarretados pelo cenário confuso em que estamos inseridos. Geralmente ouvimos nessas horas: "Pense positivo, não seja negativo!" ou "Você é muito pessimista!" ou até mesmo "A vida não é assim mesmo, não vai ser tudo um mar de rosas!". A questão não são essas frases em si, mas o que elas carregam por trás, pois muitas das vezes aparentam um ar de "força, foco e fé", ou até nos dão ânimo, mas muitas vezes não funciona.

Em uma ocasião, o Profeta Jeremias declarou:

"Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno. Minha alma, continuamente,

os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança."

(Jeremias 3:19-21).

Jeremias tinha recebido uma palavra de que ele seria quem ia falar o que Deus queria falar aos israelitas. Foi difícil, foi humilhado, falaram coisas duras contra ele, mas não deixou de levar a mensagem profética, chegou a pensar em desistir em uma ocasião (Jeremias 20:7-10), mas logo se lembrou de quem o chamou e que o mesmo cumpre suas promessas. O mesmo podemos citar Abraão, que ele creu contra as circunstâncias por conta da promessa feita a ele (Romanos 4:19-20), pois quem prometeu é maior que a própria promessa, de que ele seria pai de multidões de nações. E assim Deus fez, mandando o filho Isaque aos 100 anos, quebrando todo estigma na época, de quem tinha a idade dele e de Sara não poderia gerar em outras circunstâncias (Romanos 4:19), porém o Eterno é atemporal, extraordinário e faz muito mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20); e poderia citar outros aqui, mas esses dois exemplos já nos basta aqui nesse texto para explanar que a Esperança do cristão está em Deus e nas suas promessas inabaláveis.

Mesmo que venham adversidades e ventos contrários, aquele que crê em Jesus e nas Santas Escrituras sabe das promessas e que o Altíssimo não perdeu o controle de nada.

Podemos não ver, mas sabemos que podemos esperar com paciência (Romanos 8:24-25), pois sabemos que o Eterno sabe como trabalhar, e ele está trabalhando até os dias de hoje (João 5:17), então podemos descansar no cuidado de Deus mesmo em meio ao caos.

Agora a pergunta que não quer calar é:

Como ter Esperança no meio de um cenário de incertezas, num cenário geopolítico de guerras e instabilidades econômicas, problemas sociais, onde a própria humanidade está perdendo o seu lado humano? COMO?

A resposta é simples de falar, mas bem complexa de praticar, e algumas das respostas são essas:

"O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória." (Colossenses 1:26-27).

"Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias entre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados." (1 Coríntios 15:19-22).

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." (Romanos 5:1-5).

Para concluirmos, a Esperança para as pessoas de uma maneira geral seria esperar por algo bom. Porém, a Esperança do Cristão é Cristo, a Esperança da Glória, e nos alegramos porque não esperamos só nessa vida, pois podemos esperar e ansiar o dia do encontro com ele na eternidade. ALELUIA!