Não Ficará Pedra sobre Pedra

Enquanto os discípulos olhavam para aquilo que era temporal, os olhos do mestre Jesus estavam naquilo que é atemporal, e nós estamos com a visão aguçada como de Jesus?

PENSANDO NO FUTURO

Mrs. Carvalho

11/25/20253 min temps de lecture

"Grandes edifícios e ricos ornamentos não protegerão a iniquidade. Onde o pecado prevalece, nem mesmo um templo de beleza e santidade incomparáveis será poupado da ira de Deus." (Paráfrase da ideia principal encontrada nos seus comentários sobre Mateus 24)." (Matthew Henry)

"Esta profecia de nosso Senhor, que nem uma pedra ficaria sobre outra, foi cumprida ao pé da letra quando Tito [o general romano] destruiu Jerusalém. Quão vã é a confiança na beleza e na força das estruturas humanas quando o Senhor pronuncia a sua condenação!" (Paráfrase baseada em comentários gerais sobre o evento)." (Charles H. Spurgeon).

Numa certa feita, os discípulos estavam comentando com Jesus sobre a beleza e formosura do templo e da construção do mesmo (Mateus 24:1, Marcos 13:1, Lucas 21:5), enquanto estavam na cidade de Jerusalém, quando o mestre simplesmente disse:

"Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada." (Mateus 24:2).

Os grandes pensadores cristãos como João Calvino,John Wesley, Charles H. Spurgeon e outros, têm um consenso comum de que realmente essa profecia se cumpriu de maneira cabal nos anos 70 d.C., quando o imperador Tito invadiu e destruiu Jerusalém. Porém, vamos atentar a uma outra reflexão que esse texto nos remete, que é muito importante:

Os discípulos estavam com os olhos naquilo que é natural, belo, formoso, e falavam com entusiasmo para Jesus, pois é normal nós,seres humanos, sermos assim, não é mesmo? Quando vamos a um lugar conhecido, mas levamos aquela pessoa especial, falamos com muita empolgação acerca daquele lugar, das qualidades, enaltecemos e não medimos esforços para mais e mais adjetivos; mas Jesus de uma maneira tranquila, sóbria, deixou um alerta: Não sobrará nada dessa beleza finita!

Pense agora na cabeça dos discípulos com essa notícia aterradora, porque eles estavam com visão majestosa do templo diante dos seus olhos, e simplesmente Jesus vem com um "balde de água fria" dessa?

E claro que eles perguntam o que o mestre tinha a dizer sobre isso, e o que se sucede é vários acontecimentos narrados por Jesus do que chamamos de "Princípio das Dores" e também a "Grande Tribulação". Não vamos entrar nos fatos sobre esse período, embora seja preciso mencionar devido ao contexto.

Entretanto, quantas vezes esquecemos de colocar nossos olhos naquilo que é atemporal? Ao invés de focar em coisas banais como um Reality Show, o que vai acontecer com o casal x, não olhamos para aquilo que é Eterno, atemporal, e não tem sombra de variação, pois essas coisas que mencionei ser atemporal, estão num patamar superior, excelente, que não se corrói como esse mundo.

E você se pergunta: O que seria esse algo Superior?

Seria o Altíssimo e seu Filho Jesus Cristo, que são além do tempo, não mudam, seu reino é Eterno, de Justiça, e sua palavra que é a lei, veio nos libertar do sistema desse mundo, onde possamos desfrutar da lei perfeita da liberdade, andar pelos caminhos que o Eterno designou e ainda ter a vida Eterna.

"...Quão vã é a confiança na beleza e na força das estruturas humanas quando o Senhor pronuncia a sua condenação!" (Matthew Henry).

Podemos dizer que foi um período de grande juízo sobre Jerusalém, e que quando não nos dobramos e não nos arrependemos, chega um dado momento que o juízo é inevitável, e foi o que aconteceu com os israelitas no período de dominação romana, estavam longe do Eterno, se vendendo a um sistema pagão, misturando a lei de Deus com costumes vis e perversos de Roma. Que nós venhamos a abrir os olhos a tempo, e não paguemos o preço que o povo de Deus pagou no período romano. Eles até queriam o fim do domínio romano, mas com intervenção humana e divina, só que sem se dobrarem ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e isso não funciona, pois enquanto quisermos fazer o papel de Deus vamos nos cansar e nos frustrar, mas se entregarmos o cuidado de tudo nas mãos d'Ele, teremos feitos miraculosos na nossa história.

Depositar nossa confiança na força e glória desse mundo é em vão, pois tudo isso passa. Jesus não quis ensinar somente sobre Escatologia nesse contexto, mas quis frisar sobre a finitude das coisas, e que aqueles que fazem a vontade de Deus, perseverando, permanecerão para sempre (1 João 2:17); e não só isso: Teremos a certeza de que Deus tem preparado novos céus e nova terra para nós, onde Cristo é Nosso Senhor e é e sempre será nosso Rei.

Que esse texto te faça refletir sobre a real necessidade de se render a Cristo Jesus, ter um compromisso com Ele, e aguardar perseverante quando Jesus nos chamar ao soar da trombeta.