Qual o seu maior medo?

Que medos tem te impedido de avançar? O que te tem paralisado?

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Mrs. Carvalho

1/14/20265 min ler

"O medo é a arma mais potente do inimigo. Ele nos convence de que não somos amados, que não somos dignos, que não há esperança." (Brennan Manning).

"Aquele que confia em Deus não precisa temer os homens, nem os demônios, nem o inferno, nem a morte. Sua confiança está no Senhor." (Charles Spurgeon).

Qual o seu maior medo? O medo é uma emoção e uma reação natural do corpo. A seguir, leia o significado de "Medo":

"...O medo é uma resposta adaptativa e decisiva para a nossa sobrevivência. Aliás, não apenas para a sobrevivência humana, mas os demais animais também possuem essa emoção como uma defesa para enfrentar situações perigosas.

O medo nos prepara para agir rapidamente, seja através da fuga do perigo ou por meio do enfrentamento. Ademais, essa resposta fisiológica envolve a liberação de adrenalina, acelerando o coração, a respiração e preparando os músculos para ação.

Em suma, sentimos medo porque ele é uma estratégia de sobrevivência. Ele aciona nossa capacidade de responder ao perigo. Sem essa sensação, estaríamos mais propensos a nos expor a situações arriscadas, como ficar perto de animais selvagens ou atravessar avenidas movimentadas sem a atenção necessária..."

Fonte: www.casadosaber.com.br

Sendo assim, é natural ter esse tipo de sentimento diante de uma situação de ameaça, pois sempre procuraremos escapar do perigo iminente.

Entretanto, quando essa emoção extrapola o que consideramos "natural", prejudicando-nos e paralisando-nos diante de certas circunstâncias, o que fazemos?

Hoje em dia, com o avanço da ciência, temos a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que ajuda o indivíduo com seus medos, principalmente quando atingem a proporção de uma patologia ou fobia.

Há pessoas que foram abusadas por pessoas próximas, sofreram bullying em diversos ambientes, ou, no contexto atual que vivemos, pessoas com traumas de guerras e massacres, etc. Diante desse quadro grave de "medos e traumas", é muito importante o acompanhamento com psicólogos e psiquiatras, visando uma melhor qualidade de vida. Assim, se você, caro leitor, está passando por algo do tipo, não hesite em admitir o problema e procurar ajuda especializada.

Em outros casos, vemos o medo agir no que chamamos de "medos bobos", que, na verdade, de bobos não têm nada. Alguns exemplos são: medo de falar em público, medo de barata, de inseto, de médico, de agulha, medo de altura, medo do escuro, etc., que está presente em nosso dia a dia e passa, às vezes, despercebido aos nossos olhos. Contudo, o medo deixa de ser algo banal quando ele começa a nos dominar a ponto de não conseguirmos fazer nada e, pior: deixamos de fazer coisas importantes, pois o medo nos paralisa a esse ponto. Isso se torna um problema muito sério. Além da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), podemos usar outros recursos que nos ajudem a administrar esse sentimento, e esses recursos estão disponíveis na própria Bíblia, a Palavra de Deus. O intuito deste texto é falar exatamente sobre isso: quando todas as suas opções se esgotarem, recorra à Palavra de Deus, pois ela é uma fonte ilimitada!

Pois bem, até aqui estabelecemos a base técnica e natural sobre o medo. Agora, vamos adentrar um pouco mais no assunto, sob a perspectiva da Bíblia, inerrante e infalível:

Em Atos 27.14-44, narra-se a história verídica que aconteceu com o Apóstolo Paulo e os demais presentes no barco, cujo destino final era Roma, a capital do Império Romano que dominava à época. Paulo seria julgado por César, conforme ele mesmo havia apelado por tal julgamento (Atos 25.10-12). Em determinado momento, fortes ventos e tempestades atingiam o mar e o barco. Todos temiam por suas vidas, pois estavam sem esperança de se salvar (Atos 27.20). Porém, Paulo, que era um discípulo de Jesus e pregava o Evangelho, confiou na palavra que havia recebido do Altíssimo, e não só confiou nela, como repassou a mensagem que recebeu através do Espírito Santo, dizendo:

"Agora, porém, recomendo que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; somente o navio será destruído. Ontem à noite, apareceu‑me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo‑me: “Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça diante de César; Deus, por sua graça, deu‑lhe a vida de todos os que navegam com você”. Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá conforme me foi dito." (Atos 27.22-25 - NVI).

Paulo estava com medo, como todos naquela situação terrível, mas ele se apegou à Palavra que recebeu, dando ânimo a todos os presentes. A lição para nós é que, independentemente de qualquer circunstância que nos cause medo ou pavor, Deus nunca nos abandonou e sempre está conosco em diversos momentos. Deixo alguns versículos que reforçam isso em seu espírito:

"Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas aflições." Salmos 107:6

"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo pena, e o que teme não é perfeito em amor." 1 João 4:18

"O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor estará seguro." Provérbios 29:25

"Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josué 1:9

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." Salmos 23:4

"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?" Salmos 27:1

"Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus medos." Salmos 34:4

"Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus ponho a minha confiança, não temerei o que me possa fazer a carne." Salmos 56:3-4

"Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação." Isaías 12:2

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." Isaías 41:10

"Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu." Isaías 43.1

"Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor." Jeremias 1.8

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de sobriedade." 2 Timóteo 1.7

Quando vier um momento de grande medo e pavor, leia essas passagens em uma Bíblia protestante, grife os textos, fale em voz alta, em primeira pessoa, ou seja, como se estivesse afirmando isso para si mesmo. Ore sobre esses textos dizendo: "Jesus, o Senhor disse para eu não temer, eu estou com medo, me ajude a ser mais corajoso!".

Pode ser que você veja os resultados de maneira gradativa, ou pode ser instantâneo, mas uma coisa é certa: Jesus nos ajuda em todos os nossos medos e traumas. Ele não nos considera indignos, ou menos discípulos d'Ele por termos medo. Ele sabe que é uma resposta do corpo diante da ameaça, mas Jesus quer que avancemos e que atinjamos patamares nunca imaginados, e que podemos alcançar com a ajuda de Jesus e Sua Palavra nos direcionando.

Para encerrar, faço novamente a pergunta inicial: qual o seu maior medo? Peça ajuda, mas principalmente a Jesus, que disse que estaria conosco todos os dias (Mateus 28:20). E você verá um novo tempo surgir em sua vida: um tempo de novidades, renovo e qualidade de vida.